segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Historia do Tifão


Tifão era um meio-termo entre um ser humano e uma fera terrível e medonha. Em altura e força excedia a todos os outros filhos e descendents de Geia. Era mais alto que as montanhas e sua cabeça tocava as estrelas. Quando abria os braços, uma das mãos tocava o Oriente e a outra o Ocidente e em lugar de dedos possuía cem cabeças de dragões. hesíodo ainda é mais preciso:
De suas espáduas emergiam cem cabeças de serpents, de um pavoroso dragão, dardejando línguas enegrecidas; de seus olhos, sob as sombrancelhas, se desprendiam clarões de fogo...
Zeus lutando contra Tifão - Arte em vaso grego - desconhecido
Da cintura para baixo tinha o corpo cemadado de víboras. Era alado e seus olhos lançavam línguas de fogo. Quando os deuses viram tão horrenda criatura encaminhar-se para o Olimpo, fugiram espavoridos para o Egito, escondendo-se no deserto, tendo cada um tomado uma forma animal: Apolo metamorfoseou-se em milhafre; Hera, em um boi. Zeus e sua filha Atena foram os únicos a resistir ao monstro. O vencedor de Crono lançou contra Tifão um raio, o perseguiu e feriu com uma foice de sílex. O gigantesco filho de Geia e Tártaro fugiu para o monte Cásico, nos confins do Egito com a Arábia Petréia, onde se travou um combate corpo a corpo. Facilmente Tifão desarmou Zeus e com a foice cortou-lhe os tendões dos braços e dos pés e, colocando-o inerme e indefeso sobre os ombros, levou-o para a Cilícia e o aprisionou na gruta Corícia. Escondeu os tendões do deus numa pele de urso e os pôs sob a guarda do dragão-fêmea Delfine. Mas o deus Pã, com seus gritos que causavam pânico, e Hermes, com sua astúcia costumeira, assustaram Delfine e apossaram-se dos tendões do pai dos deuses e dos homens. Este recuperou, de imediato, suas forças, e, escalando o Céu num carro tirado por cavalos alados, recomeçou a luta, lançando contra o inimigo uma chuva de raios. O gigante refugiou-se no monte Nisa, onde as Moîras lhe ofereceram "frutos efêmeros", prometendo-lhe que aqueles lhe fariam recuperar as forças: na realidade, elas o estavam condenando a uma morte próxima.
Tifão atingiu o monte Hêmon, na Trácia, e agarrando montanhas, lançava-as contra o deus. Este, interpondo-lhes seus raios, as atirava contra o adversário, ferindo-o profundamente. As torrentes de sangue que corriam do corpo de Tifão deram nome ao monte Hêmon, uma vez que, em grego, sangue se diz (haima). O filho de Geia fugiu para a Sicília, mas Zeus o esmagou, arremessando sobre el o monte Etna, que até hoje vomita suas chamas, traindo lá embaixo a presença do monstro: essas chamas provêm dos raios com que o novo soberano do Olimpo o abateu.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Conselho Olimpiano (os 12 maiores)


Zeus : deus do raio e dos ceús. Rei dos deuses.Casou-se com sua irmã Hera. Porem, teve varias amantes deusas e mortais e vairos filhos como Apolo, Athena e Hermes. Seu simbolo e a aguia
                                                                            

Poseidon: deus dos mares, dos terremotos, da água e senhor dos cavalos. Teve filhos que se tornaram grandes herois como Belerefonte e Poliphemo.Seus simbolos são o tridente e o golfinho.


Hades: Deus do mundo inferior e dos mortos. Sua influencia sobre os deuses e tal que até eles fazem juramentos pelo rio estige(rio que corre no mundo inferior e é capaz de dar a imortalidade).Seu simbolo é o helmo.


Athena: Deusa da sabedoria e das estrategias de batalha.Filha de Zeus e Metis.Quando Zeus engoliu Metis (sua 1° esposa)estava gravida.Um dia Zeus reclamou de muita dor de cabeça,Hefesto deu-lhe uma machadada que abriu a cabeça e de dentro saio Athena com armadura e já adulta.Seus simbolos são a lança,capacete,coruja e escudo.


Afrodite:Deusa da beleza e do amor sexual.Casada com Hefesto mais, mantem relações com o amante Ares e com humanos dos quais a maioria nascem filhas.Seus simbolos são o golfinho, pombo,romã e o limoeiro


Apollo:Deus do sol, do tiro de arco e flecha, da poesia e da profecia.Filho de Zeus com Leto e irmão gemeo de Artemis.Invetor da lira.Seus simbolos são lira,arco e flecha.

                            Ares:deus da guerra.Era comum que na noite antes da batalha os exercitos fazerem sacrificios de animais  a ele.Teve filhos famosos com Hipolita e Phobos.


Artemis:deusa virgem da caça, do tiro ao arco e flecha e da lua. Protetora das cidades.Desempenhou um importante papel na guerra de troia(Illiada)ao lado dos troianos.


Dionisio:deus da boemia, da festa, e do vinho e da fertilidade.Filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros e mênades. Era o símbolo da vida dissoluta.Foi dado a ele por Zeus a imortalidade e um posto entre os deuses maiores.


Hefesto:deus das forjas e dos artificies.Filho de Zeus e Hera.Foi lançado do Monte Olimpo por sua mãe (Hera) desgostosa por ter um filho coxo.Refugiou-se nas profundesas da terra aprendendo o oficio de ferreiro.Para compensa-lo por sua feiura, Zeus deu-lhe por esposa Afrodite(deusa da beleza).Hefesto e tambem artesão dos raios de Zeus.

                                                       

Hermes:deus dos ladrões,protetor do gado,guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.


Hera:Esposa e irmã de Zeus, protetora do casamento, das mulheres casadas, das crianças e dos lares.Rainha do deuses.

Historia central da mitologia grega ( a Batalha do Titãs )

Gaia

Oranos

Cronos

Tudo se inicia com o Caos: o vazio primitivo e escuro que precede toda a existência.[50] Dele, surge Gaia (a Terra), e outros seres divinos primordiais: Eros (atração amorosa), Tártaro (escuridão primeva) e Érebo.Sem intermédio masculino, Gaia deu à luz Urano, que então a fertilizou. Dessa união entre Gaia e Urano, nasceram primeiramente os Titãs: seis homens e seis mulheres (Oceano, Céos, Créos, Hiperião, Jápeto, Téia e Reia, Têmis, Mnemosine, Febe, Tétis e Cronos); e logo os Ciclopes de um só olho e os Hecatônquiros (ou Centimanos). Contudo, Urano, embora tenha gerado estas divindades poderosas, não as permitiu de sair do interior de Gaia e elas permaneceram obedientes ao pai.Somente Cronos, "o mais jovem, de pensamentos tortuosos e o mais terrível dos filhos castrou o seu pai–com uma foice produzida das entranhas da mãe Gaia–e lançou seus genitais no mar, libertando, assim, todos os irmãos presos no interior da mãe.
A situação final foi que Urano não procriou novamente, mas o esperma que caiu de seus genitais cortados produziu a deusa Afrodite, saída de uma espuma da água, ao mesmo tempo que o sangue de sua ferida gerou as Ninfas Melíades, as Erínias e os Gigantes, quando atingiu a terra. Sem a interferência do pai, Cronos tornou-se o rei dos deuses com sua irmã e esposa Reia como cônjuge e os outros Titãs como sua corte.
 Quando Cronos tomou o lugar de Urano, tornou-se tão perverso quanto o pai. Com sua irmã Reia, procriou os primeiros deuses olímpicos (Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídon e Zeus), mas logo os devorou enquanto nasciam, pelo medo de que um deles o destronasse. Mas Zeus, o filho mais novo, com a ajuda da mãe, conseguiu escapar do destino e travou uma guerra contra seu progenitor, cujo vencedor ganharia o trono dos deuses
Ao final, depois de anos de batalha com a força dos Cíclopes–a quem libertou do Tártaro–Zeus venceu e condenou Cronos e os outros Titãs na prisão do Tártaro, depois de obrigar o pai a vomitar seus irmãos. depois dessa destituição dos Titãs, um novo panteão de deuses e deusas surgiu. Entre os principais deuses gregos estavam os olímpicos- cuja limitação de seu número para doze parece ter sido uma idéia moderna, e não antiga [59] - que residiam no Olimpo abaixo dos olhos de Zeus.